Este projeto consiste na cooperação transnacional da ASDEPR e da ARDE, em conformidade com o aviso n.º 1/2018, da submedida 19.3 – Elaboração e Implementação de Atividades de Cooperação da Atividade Local (DLBC) LEADER, do PRORURAL+.
A Cooperação com Cabo Verde, mais concretamente a ilha de Santiago, em que os principais parceiros do território Estrangeiro são a Associação Comercial, Agrícola, Industrial e de Serviços de São Tiago, ACAISA, e o Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, MAA CV, consiste no projeto de cooperação transnacional da ASDEPR e da ARDE, em conformidade com o aviso n.º 1/2018, da submedida 19.3 – Elaboração e Implementação de Atividades de Cooperação da Atividade Local (DLBC) LEADER, do PRORURAL+.
Este projeto de cooperação com Cabo Verde, intitulado Semear, Colher, Vender tem vários objetivos e tem enquadramento na Prioridade 6 do PRORURAL+, cujo propósito é promover a Inclusão Social, Redução da Pobreza e o Desenvolvimento Económico das Zonas Rurais.
Para o efeito serão levadas a cabo várias ações, desde intercâmbios entre técnicos, agricultores e empresários, a ações de formação, de demonstração, presença em eventos em Cabo Verde e sessão formativa sobre legislação aduaneira cabo-verdiana.
Tem como parceiros a ASDEPR – Coordenador do Projeto, a ARDE – GAL parceiro, Secretaria Regional da Agricultura e Florestas – Parceiro, Associação Agrícola de São Miguel – Parceiro. Por Cabo Verde, Associação Comercial Agrícola Industrial e de Serviço de Santiago – Parceiro Principal, Ministério da Agricultura e Ambiente – Parceiro.
O seu enquadramento define-se nos seguintes propósitos:
Promover a valorização dos territórios – A ASDEPR tem como território para o desenvolvimento das suas ações 5 concelhos da ilha de S. Miguel, nomeadamente: Lagoa, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Nordeste e Povoação. Por sua vez a ARDE abranjo o território do concelho de Ponta Delgada e de Vila do Porto de Santa Maria. Assim, por parte da Região o território abrangido neste projeto é o Grupo Oriental do arquipélago dos Açores.
Por sua vez, em Cabo Verde o território alvo do projeto é a ilha capital daquele país, Santiago, tendo em conta que a ACAISA desenvolve a sua atividade em todos os concelhos da ilha.
Ao desenvolver-se esta iniciativa entre estes dois territórios, a valorização dos mesmos começa logo pelo fortalecimento e criação de novas relações entre as duas Regiões, do ponto de vista institucional, comercial, cultural e social.
DADOS DO PROJETO
DESIGNAÇÃO: Semear, Colher, Vender
TIPO DE PROJETO: cooperação transnacional
TERRITÓRIOS ABRANGIDOS: territórios dos GAL ASDEPR e ARDE
PAÍS TERCEIRO: Cabo Verde
Código da Operação: Prorural + 19.3.1 – FEADER – 002138
Programa: Prorural +
Medida: Apoio ao desenvolvimento local de base comunitária (DLBC) Leader
Submedida/Ação: Elaboração e implementação de atividades de cooperação da ação local
Valor do projeto (parte da ARDE) – 38.927,95€
PARCEIROS DO PROJETO:
Pelos Açores:
• ASDEPR – Coordenador do projeto
• ARDE – GAL parceiro
• SECRETARIA REGIONAL DA AGRICULTURA E FLORESTAS – Parceiro
• ASSOCIAÇÃO AGRÍCOLA DE S. MIGUEL – Parceiro
Por Cabo Verde:
• ASSOCIAÇÃO COMERCIAL AGRÍCOLA INDUSTRIAL E DE SERVIÇO DE SANTIAGO – Parceiro principal
• MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E AMBIENTE – Parceiro
Galeria
O primeiro ato oficial foi a assinatura do protocolo de parceria, no âmbito do projeto “Semear, Colher e Vender”, que envolveu o Governo dos Açores, a ASDERP – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural, a ARDE – Associação Regional para o Desenvolvimento, a Associação Agrícola de São Miguel (AASM), a Associação Comercial, Agrícola, Industrial e de Serviços de Santiago (ACAISA) e o Governo da República de Cabo Verde.
Galeria
No âmbito do Projecto de Cooperação transnacional “Semear, Colher, Vender”, empresários dos Açores em conjunto com os GAL ASDEPR e ARDE deslocaram-se a Cabo Verde para participação na FIC – Feira Internacional de Cabo Verde que decorreu na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, entre 13 a 16 de Novembro de 2019.