Entidade Local

Farol Ferraria

ENTIDADE LOCAL

A ARDE – Associação Regional para o Desenvolvimento é uma pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos e tem por objecto a promoção do desenvolvimento económico e social dos concelhos da sua área de actuação, através da dinamização de iniciativas próprias e apoio a projectos de promotores locais, em estreita cooperação com entidades de âmbito local, regional, nacional e internacional, segundo uma estratégia de intervenção global e de valorização dos recursos locais.

Tem a sua sede localizada na Cidade de Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel, possuindo uma delegação no Concelho de Vila do Porto, Ilha de Santa Maria.

A ARDE, enquanto Grupo de Acção Local, experimentada na gestão dos programas Leader II, Leader + e Prorural, aferiu o sucesso das estratégias de desenvolvimento local quer estimulando pequenas experiências locais quer promovendo o recurso aos meios financeiros disponibilizados para a aplicação estrita nas medidas e acções previstas.

Os parceiros da ARDE, autarquias, organizações sócio-profissionais e económicas nas áreas do comércio, indústria, serviços e agricultura, da solidariedade social e do ensino e investigação, pelas competências próprias e adquiridas, representam um vasto leque de áreas e sectores que pela diversidade e abrangência constituem estruturas fundamentais para a implementação na zona de intervenção, estratégias de desenvolvimento local coerentes na satisfação das carências.

A Arde conta no total com 48 Associados, 13 de carácter público e 35 de carácter privado:

Entidades Públicas (27,8%)

Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Vila do Porto
fajacima Junta de Freguesia de Fajã de Cima
GINETES  Junta de Freguesia de Ginetes
LIVRAMENTO  Junta de Freguesia de Livramento
 MOSTEIROS  Junta de Freguesia de Mosteiros
Junta de Freguesia de Remédios
 JFSao Pedro PDL  Junta de freguesia de São Pedro (PDL)
BRASÃO ALMAGREIRA (1) Junta de Freguesia de Almagreira
JFSanta Bárbara  Junta de Freguesia de Santa Bárbara
 brazão JF Sto espírito  Junta de Freguesia de Santo Espírito
 Junta de Freguesia de São Pedro (VPT)
 Brazão JF vpt  Junta de Freguesia de Vila do Porto

Entidades Privadas (72,92%)

Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada
Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada
Cresaçor
Cooperativa Agrícola do Bom Pastor
Associação Juventude de Candelária
Associação Norte Crescente
Casa do Povo de Arrifes
Casa do Povo de Fenais da Luz
Casa do Povo de São Vicente
Casa do Povo de Santo António
 CP Sto Espírito Casa do Povo de Santo Espírito

 

 CP Almagreira Casa do Povo de Almagreira
logo Granja  A Granja
Agro Ginetes
Apiários de Melo E Sousa
AssAgricola Sta Maria Associação Agrícola Sta. Maria
Logo APRODAZ Aprodaz
logoACMAgosto Associação Cultural Maré de Agosto
 logotipo APISM Associação Pecadores da Ilha de Santa Maria
AJISM Associação Juvenil da ilha de Santa Maria
apacdaa APACDAA
Autoatlantis Autoatlantis
 Cooperativa Agrícola da Ajuda
Criações
Emanuel Cabral, Soc. Unipessoal LDA
Logo ENTA Escola Novas Tecnologias
Fundação Pauleta Fundação Pauleta
Logo Porto Abrigo  Porto de Abrigo
 Quercus Quercus
Queijaria São Miguel
Quintal Açores Quintal dos Açores
SolidariedArte Solidaried’arte
 Talho Ilha do Sol
UMAR – Açores
 Easy Fruits & Salads

A ARDE tem por base desenvolver uma acção que contribua para a dinamização sócio-económica e cultural do seu território e incentivar um espírito de inter-ajuda e cooperação entre os territórios rurais, por forma a que haja uma conjugação de sinergias em prol de um projecto de desenvolvimento integrado e sustentável.

Neste sentido, delineia como estratégia de desenvolvimento uma intervenção com base no tema “Melhoria da Qualidade de Vida das Populações Rurais através do Desenvolvimento Integrado e Sustentável” que deverá ser abordado, tendo presentes dois pontos fundamentais: o eixo prioritário de desenvolvimento da Região definido pelas políticas regionais, e a necessidade de beneficiar e apoiar públicos alvo como as mulheres e os jovens. Deste modo, o tema central deverá ser abordado e articulado com o vector turismo e serviços integrados no meio rural, valorizando os recursos endógenos, o património natural e cultural e o ambiente.

Com esta articulação é nossa convicção que se desenvolverá um leque diversificado de iniciativas que resultarão em novas dinâmicas e abordagens integradas, sustentadas por parcerias, à escala local, que potenciam as riquezas da zona e que converterão os pontos fracos em potencialidades, construindo-se assim uma intervenção integrada e sustentável que oferecerá as condições necessárias para a melhoria da qualidade de vida das populações.

A conjugação de esforços é imprescindível a uma boa intervenção e que se pretende pôr em prática a dois níveis:

Promovendo a articulação e complementaridade entre o programa PRORURAL e outros sistemas de incentivo em vigor nos Açores;

Incentivando a inter-ajuda entre os concelhos da ZI, e entre estes e outros territórios rurais.

Para concretizar no terreno a acção e estratégia estruturada, torna-se necessário definir objectivos específicos e operacionais, por forma a atingir uma abordagem integrada, através de uma tipologia de acções que vão de encontro às necessidades da ZI e que são aplicáveis noutros territórios rurais, o que se prevê que suscite a cooperação entre eles.

Atentos os pressupostos do convite público a ARDE poderá estabelecer COMPROMISSOS DE PARCERIA com instituições públicas e/ou privadas, empresas e organizações existentes, nos casos em que o objecto dessa parceria contribua para a implementação da ELD.

Para a gestão do programa Leader – Prorural 2007-2013, a Direcção constituirá o Órgão de Gestão, por cumprir com o previsto na Portaria n.º 66/2008 de 8 de Agosto de 2008 e a Estrutura Técnica Local (ETL) será constituída por um coordenador, por um técnico, um animador local e um administrativo.